A Biblioteca

A Lei nº 293, datada de 5 de maio de 1852, criou a Biblioteca Pública Provincial, funcionando anexa ao Lyceo, situado na Av. Dantas Barreto, obrigando as tipografias a remeterem um exemplar de todas as publicações e a imcorporação à Biblioteca da livraria existente no Lyceu. O seu primeiro regulamento foi aprovado e publicado no ano de 1874.
Em 1980, devido a Proclamação da República, passou a chamar-se Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco, funcionando, posteriormente, por diversos locais até que, em 1971, no governo de Nilo Coelho, foi transferida, definitivamente, para sua sede própria, em prédio com instalações específicas, dentro das normas da moderna arquitetura. Nessa ocasião passou a denominar-se Biblioteca Pública Estadual Presidente Castelo Branco. Em 1º de Março de 2002, através do Decreto nº 24.075, resgatou o seu nome e voltou a ser chamada Biblioteca Pública de Pernambuco (BPE).

Missão
Preservar e disponibilizar toda a memória que constitui o seu acervo, além de fomentar o gosto pela leitura, exercer a importante função de órgão difusor do conhecimento, promotor da modernidade e da cidadania.

Depósito Legal
Preservar é preciso. O Governo do Estado publicou, em 2003, a nova Lei do Depósito Legal (Lei nº 12.453). Conclamamos as editoras e escritores de Pernambuco a praticarem o compromisso de doar 3 exemplares de cada obra para o acervo da BPE. Assim estarão colaborando para incentivar a leitura, democratizar a informação, contribuir para a inclusão social e a perpetuação da memória cultural e editorial do Estado.

Acervo
O acervo é constituído de, aproximadamente, 267 mil livros, obras nacionais e estrangeiras, distribuídos nas diversas coleções: referências, infanto-juvenil, obras raras, manuscritos, braile, coleção pernambucana. A BPE possui mais de 300 mil números de periódico em sua coleção.

A Biblioteca Oferece
  • Catalogação na fonte;
  • Levantamento bibliográfico;
  • Registro de Direito Autoral;
  • Bibliotour;
  • Acesso à rede sem fio WI-FI;
  • Orientação e apoio à pesquisa;
  • Empréstimo de livros;
  • Acesso gratuito à internet;
  • Núcleo de Línguas;
  • Programação Cultural;

Coleções Especiais

Obras Raras
Um dos acervos mais rico do Brasil detém obras que são verdadeiras preciosidades, entre elas as Sesmarias, Cartas Régias, Ordens Régias, manuscritos, periódicos raros e impressos oficiais das revoluções pernambucanas. O acervo remonta ao século XVI destacando-se: Manval de Confessores & Penitentes (Séc. XVI), Florae Fluminensis (Séc. XIX) com todos os seus volumes impressos em Paris por decisão de D. Pedro I, a coleção completa da revista do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco além de uma valiosa coleção de obras francesas a partir do século XIX.

Pernambucana
Coleção de preservação e difusão da memória cultural e editorial de Pernambuco, instituída na década de 1980, reúne coleções de renomados escritores pernambucanos, servindo de referência para pesquisadores e bibliófilos.

Braille
Acervo em Braille com orientação às consultas, empréstimos e transcrição de documentos impressos para o Braille, disponibilizando jogos adaptados, livro falado, leitura audível e gravação de textos através de leitor autônomo, além de promover eventos culturais. Desenvolve os projetos Leitura ao Alcance de Todos e Braille Mais Perto de Você.

Sistema de Bibliotecas Públicas de Pernambuco - SBPE
  • Coordena a política de criação e implementação de Bibliotecas Públicas nos municípios (BPM);
  • Coordena o serviço de extenção “Caixa-Estante”;
  • Estimula a celebração de convênios institucionais juntos às BPM;
  • Orienta e incentiva a preservação da memória cultural dos municípios;
  • Apoia a política de dinamização das BPM, com o Projeto Bibliotecar, através de: capacitação e orientação técnica, visita de supervisão, incentivo à realização de ações culturais e estímulo à leitura.

SABEPE
Sociedade dos Amigos da Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco.
  • Uma sociedade sem fins lucrativos que visa agregar esforços para o melhor desenvolvimento da missão da Biblioteca apoiando os eventos culturais, exposições, etc;
  • Procurar soluções e zelar pela segurança, guarda e prevenção do patrimônio físico e cultural da instituição